Papel Ecologico da fibra da Bananeira

Papel Ecologico da fibra da Bananeira
Papel Ecologico da fibra da Bananeira

Fibra da Bananeira

Extração da Fibra  a partir das calhas do caule da bananeira













Bananas e bananeiras


Existem cerca de cem tipos de banana cultivadas no mundo todo. O fruto da bananeira apresenta alto valor nutritivo, sendo muito rico em açúcar e sais minerais, principalmente cálcio, fósforo e ferro, e vitaminas A, B1, B2, B6 e C.

Tornou-se um dos alimentos favoritos dos maiores atletas do mundo por que suas calorias se encontram principalmente sob a forma de frutose e amido (nutrientes rapidamente convertidos em energia), e por ser excelente fonte de potássio, mineral que contribui para a função muscular adequada.

Ultimamente, as folhas, as fibras e os brotos da bananeira têm sido usados na confecção de tecidos, móveis, tapetes etc. No Japão, o cultivo de banana para vestuário remonta ao século XIII. O sistema japonês requer vários passos, todos feitos à mão. Os brotos produzem fibras de diferentes graus de maciez, gerando fios e tecidos com diversas qualidades. Os mais rudes são adequados para confecção de toalhas de mesa, enquanto os mais suaves são usados em quimonos e hakamas.

No sistema nepalês, o tronco é colhido e pequenos pedaços são submetidos a um processo de amaciamento, extração de fibras mecânicas, branqueamento e secagem. A seguir, essa fibra de bananeira é tecida a mão pelos tradicionais métodos nepaleses de confecção de tapetes e suas vendas são certificadas.